Com o mundo em constante transformação, adaptação e incorporar novas tendências e tecnologias é mandatório para o sucesso de qualquer empresa, independente do seu segmento.
A logística é formada por uma cadeia integrada de processos e etapas que necessitam de flexibilidade operacional, quanto menos flexíveis forem os processos e métodos adotados, mais complicado será para implementar mudanças e inovar.
Nesse contexto, ser flexível é a habilidade que irá ajudar empresas a se manterem competitivas e relevantes nos seus mercados. Processos flexíveis colaboram para uma gestão mais eficiente, atual e com respostas rápidas, como abordaremos neste conteúdo.
A importância da flexibilidade operacional e capacidade de customização na logística atual
Entendemos que a logística é responsável por todos os processos que administram o fluxo de armazenagem, distribuição de mercadorias e matérias-primas. Em paralelo, existe também a necessidade de considerar as demandas do mercado e dos clientes. A flexibilidade no contexto logístico está relacionada a necessidade de emitir respostas mais rápidas e eficientes, e conseguir se adaptar a novas e diferentes circunstâncias.
Estratégias logísticas tradicionais dificilmente conseguem acompanhar o mercado e as inovações tecnológicas que agregam muito valor e eficácia à cadeia de distribuição. Pontos como aumentar o faturamento, melhorar o prazo de entrega e o atendimento, por exemplo, se tornam ainda mais desafiadores.
Flexibilidade está diretamente ligada a buscar continuamente o aperfeiçoamento de um negócio e torná-lo atual e competitivo, com foco no que é indispensável para o consumidor e para o mercado atualmente. Investir na flexibilidade logística proporciona as empresas canais de distribuição de alta performance, eficazes e com custo operacional reduzido, além de elevar o potencial da empresa no mercado. Práticas flexíveis e bem planejadas oferecem, entre outros benefícios:
- Otimização de produtividade;
- Melhor performance e agilidade nas respostas;
- Minimização de erros, retrabalho e desperdícios;
- Aumento da credibilidade da empresa, que passa a entregar serviços mais otimizados para seus clientes;
Também precisamos citar que, nesse formato existe uma análise contínua dos resultados através dos indicadores de performance determinados no planejamento para que exista a melhor performance com os recursos disponíveis sempre.
Mas como tornar a logística da sua empresa mais flexível?
A cadeia de distribuição é integrada por várias etapas e existem inúmeras formas de otimizá-la. Para entender como incorporar a flexibilidade logística em sua empresa, elencamos alguns exemplos:
1 – Flexibilidade logística estratégica
Diz respeito ao constante estudo, análises de mercado, tendências, concorrentes, entre outras operações e novidades que podem contribuir para melhorar os processos logísticos de uma empresa. Todo negócio precisa estar atento ao que acontece de novo e se esforçar para antecipar e se adequar aos lançamentos importantes. Essas práticas são essenciais para que uma instituição consiga firmar parcerias vantajosas, incorporar tecnologias atuais, e se preparar para momentos de dificuldades ou crises, trilhando um caminho que proporciona vantagem competitiva e reconhecimento de mercado.
2 – Flexibilidade dos processos logísticos
Estruturar os processos da cadeia de distribuição de forma mais flexível é possível através da adoção de softwares – como o ERP – que favorecem uma gestão integrada e organizada da logística. O controle aprimorado das informações que circulam pela empresa contribui para que respostas e ações sejam mais rápidas e favoráveis, otimizando recursos e tempo de todos os envolvidos nos processos. Com a utilização de sistemas de gestão digitais, é possível também compartilhar de forma simplificada dados e análises importantes de colaboradores e fornecedores tornando tudo mais simplificado, transparente e eficiente.
3 – Flexibilidade de transporte
Um sistema de transporte flexível é muito importante para que a operação funcione em um ciclo contínuo e eficiente. Muitas empresas têm optado pelo sistema de cargas fracionadas em suas operações para a distribuição de suas mercadorias. Essa metodologia é versátil e possibilita que a logística funcione em um ritmo otimizado, uma vez que a empresa não precisa preencher um caminhão completamente para iniciar o transporte.
Remessas de diferentes volumes são feitas assim que cada mercadoria fica pronta para envio proporcionando mais agilidade às entregas. Ao planejar os melhores trajetos, um mesmo veículo pode efetivar uma série de remessas próximas e no percurso de retorno ao CD (Centro de Distribuição), recolhendo encomendas de fornecedores ou cargas relacionadas à logística reversa, o que economiza tempo de equipe e investimento com combustível.
4 – Flexibilidade logística no Mix de Produtos
A flexibilidade no mix de produtos é a possibilidade de oferecer para os consumidores uma vasta variedade de itens. É possível apostar na diversificação de um mesmo produto, oferecendo opções de cores e tamanhos, por exemplo. Cada vez mais, clientes optam por soluções que possam ser personalizadas de acordo com suas necessidades. Trabalhar com um mix rico de produtos que possam ser facilmente customizados é uma forma de flexibilidade e de atingir diferentes públicos.
Como vimos neste rápido conteúdo sobre o tema, a flexibilidade logística é fundamental para sobreviver em um mercado em constante transformação e competitivo, no qual empresas precisam aprender a se adaptar rapidamente às oscilações e novos padrões. Quanto mais flexíveis forem os processos logísticos adotados por uma empresa, maiores serão as chances de respostas rápidas e eficientes, o que é indispensável para garantir o sucesso.
Alta flexibilidade operacional e capacidade de customização, entenda como a Marlog Logística e Armazenagem pode potencializar os processos logísticos da sua empresa
Contando com filiais em São Paulo e no Rio de Janeiro, e com operações de intralogística robustas e flexiveis em clientes de grande porte como Piraquê, Kellog´s e M.Dias Branco, a Marlog Logística e Armazenagem é uma empresa do Grupo Maroni especializada nos processos de logística, armazenagem e distribuição de cargas.
A Marlog possui terminais de armazenagem que somam 73.600 metros de área coberta, e capacidade para 58.300 posições paletes, as estruturas de armazenagem são modernas com amplo pátio para manobras, área de apoio para os motoristas, Docas cobertas com sistema de endereçamento WMS e equipamentos de movimentação tecnológicos e atuais.
A Marlog oferece soluções completas para movimentação de mercadorias como: recebimento, conferência, consolidação, paletização, armazenagem, separação, picking, expedição de cargas lotação e fracionadas, além de oferecer serviços de etiquetagens, montagem de kits, roteirização de entregas, agendamentos, transbordos de cargas, repaletizações e operações de cross-docking.
Quer entender melhor?
Solicite nosso contato e fale diretamente com os nossos especialistas, certamente teremos uma ótima solução logística para sua empresa:
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário com a sua opinião. Aproveite e leia também: Entenda a estratégia de Cross Docking para sua empresa