Parcerias sustentáveis Grupo Maroni: programa Medindo o que Importa Mercado Livre

Em março de 2020, quando a pandemia obrigou o comércio a fechar as portas, o Mercado Livre se tornou uma alternativa ainda mais relevante para o comércio, empreendedores e pessoas físicas.

A empresa argentina que opera em 18 países da América Latina, com o aumento da demanda observou o número de usuários ativos saltar de 74 milhões (em 2019) para 132 milhões (em 2020), o volume de itens comercializados praticamente dobrou de forma bastante acelerada.

E o aumento das vendas também trouxe uma consequência negativa: o impacto ambiental também decolou.

Um grande volume desse impacto ambiental, segundo o Mercado Livre, ocorre por conta das emissões geradas nas entregas. Justamente por isso a mobilidade é considerada uma área estratégica de extrema importância, assim como a gestão de energia para abastecer os centros de distribuição e a logística como um todo.

No início de 2021, a companhia emitiu pela primeira vez títulos sustentáveis, as Notas de Sustentabilidade 2026, e conseguiu captar aproximadamente 400 milhões de dólares que serão alocados para atender a agenda de mobilidade e energia, além da conservação e regeneração de florestas.

Segundo o plano, o primeiro passo é reduzir o impacto ambiental que está associado à mobilidade, energia, carbono, regeneração e economia circular. O segundo, é o eixo de empreendedorismo e consumo de impacto, que nasceu para entender como o ecossistema do Mercado Livre pode potencializar empreendedores que geram impactos socioambientais positivos.

E o terceiro, será contribuir com as comunidades onde o Mercado Livre trabalha, tanto por meio da formação e empregabilidade de jovens, como pela inclusão digital de ONGs.

Programa Medindo o que Importa Mercado Livre

Através de uma parceria com o Sistema B, o Mercado Livre implementou um programa que estimula todos os fornecedores a conhecerem seus impactos socioambientais, e oferece capacitação para que evoluam nas práticas de sustentabilidade e se tornem uma Empresa B.

Como o maior impacto ambiental atual do Mercado Livre está associado à logística e as entregas, o foco atual é ter uma frota cada vez mais sustentável, tanto por meio de veículos elétricos, quanto por caminhões a gás.

Dra. Janaína Gasperetto Maroni – Grupo Maroni – Programa Medindo o que Importa Mercado Livre

Sistema B Brasil, um chamado para as empresas que acreditam em uma nova economia

Cresce, a cada dia, o número de negócios e lideranças que desejam ser mais transparentes, conscientes e atuantes em relação aos impactos sociais e ambientais causados ao planeta.

A certificação como Empresa B  é uma forma de reconhecer as qualidades de um produto ou serviço, acompanhando e medindo fatores que vão além do desempenho econômico do negócio, levando em consideração o desempenho social e ambiental que a empresa gera no curso da sua operação. 

Para isso, é utilizada a Avaliação de Impacto B (BIA), ferramenta que permite analisar e acompanhar a evolução da performance da sua empresa de acordo com padrões de desempenho e impacto positivo reconhecidos pelo mercado. A análise é realizada em cinco áreas: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente.

As Empresas B não são perfeitas, mas assumem um compromisso de melhoria contínua diante da sociedade, colocando seu propósito de impacto no centro do seu modelo de negócio.

Para saber mais sobre o Sistema B: https://www.sistemabbrasil.org/seja-empresa-b

Conheça a Maroni Eco, plataforma de sustentabilidade do Grupo Maroni

Os impactos ambientais causados pelo sistema de transporte rodoviário de cargas devem ser pauta obrigatória na discussão sobre o desenvolvimento sustentável, para que o setor possa executar suas atividades de maneira satisfatória, e que, também seja compatível com a saúde dos seres humanos e a qualidade dos ecossistemas. 

Com uma das maiores frotas do Brasil de veículos movidos a GNC e/ou Biometano, o Grupo Maroni possui uma preocupação genuína com a sustentabilidade, e iniciativas dessa natureza fazem parte da estratégia de negócios do Grupo. A plataforma de sustentabilidade do Grupo, Maroni Eco, engloba 3 pilares principais de sustentabilidade: ambiental, social e econômico.

A Maroni Eco é a plataforma responsável por todos os assuntos relacionados a sustentabilidade do Grupo Maroni e suas unidades de negócios. A plataforma conta com um comitê interno de sustentabilidade, formado por um representante de cada unidade de negócios do Grupo Maroni, o seu principal objetivo é acompanhar, analisar, e abordar assuntos que comprometam o avanço socioambiental.

A Maroni Eco atua liderando e promovendo a transformação dos procedimentos internos, tornando os processos cada vez mais sustentáveis para as pessoas, para os negócios e o meio-ambiente.

Descubra mais sobre as iniciativas de sustentabilidade da Maroni Eco aqui

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário com a sua opinião. Aproveite e leia também: Plano Nacional de Logística 2035.